Oi!!!
BEM VINDOS!!!!

Eu sou a Kyra!!
Vivo uma 'vida de cão' muito legal e quero compartilhar com vocês o que é ser uma princesa Shih Tzu!
E também tudo que acontece com a cachorrada por aí!!! Cuidados, alimentação, curiosidades pra turma toda ser mais feliz e saudável!!!!

Ok??!

NUTRIÇÃO - SAÚDE e CIÊNCIA

A nutrição veterinária é uma ciência que tem como objetivo identificar, com base no consumo dos animais, os nutrientes essenciais e o papel que desempenham. É um campo em que estamos constantemente adquirindo novos conhecimentos: o número de publicações consultadas segundo as palavras-chave "Saúde" e "Nutrição" foi 2.746, em 2009, contra 1.241 em 1995, um aumento de mais de cem por cento em uma década!

Todos os anos, novos lotes de alimentos para animais de estimação e fórmulas nutricionais aparecem no mercado, contendo, além dos nutrientes essenciais à saúde, elementos naturais para prevenir uma série de doenças e proteger o organismo.

Estima-se que a expectativa de vida dos cães, por exemplo, aumentou em 3 anos nos últimos 15 anos.

Hoje em dia, as rações animais podem ser formuladas de acordo com necessidades específicas, deficiências bem identificadas, a fim de serem evitadas, ou outras especificidades descobertas pela pesquisa em andamento. Os cientistas e os grandes fabricantes de alimentos para animais de estimação agora reconhecem que os cães devem ser alimentados de forma diferente, dependendo se são filhotes, adultos ou idosos, e se pertencem a raças de porte pequeno, médio, grande ou gigante!

Quanto aos gatos, já identificamos suas diferentes necessidades nutricionais de acordo com a idade, mas também de acordo com seu estilo de vida, sensibilidades e até mesmo raça (Persas, Main Coons e Siameses, por exemplo).

Graças à constante evolução dos conhecimentos científicos, o conceito de alimentação se transformou em Nutrição Preventiva e, quando necessário, Nutrição Saúde ou Nutrição


Tratamento para a prevenção ou cura de certas doenças.


Os quatros objetivos da Nutrição Saúde

Graças à pesquisa científica e veterinária, o conceito tradicional de nutrição, ou seja, desenvolver, manter e fornecer energia ao corpo, agora tem uma função preventiva e, em certas situações, até mesmo uma dimensão curativa. Estas novas dimensões marcam o nascimento da Nutrição Saúde.

A nutrição possui quatros objetivos :

1. Desenvolvimento e manutenção do organismo: Os aminoácidos, minerais, oligoelementos (elementos traços), vitaminas e ácidos graxos correspondem às necessidades nutricionais básicas para a manutenção e desenvolvimento do corpo.
2. Fornecimento de energia: Os lipídios e carboidratos são as principais fontes de energia para os cães. Os gatos também dependem das proteínas para seu metabolismo energético.
3. Nutrição e prevenção: Alguns nutrientes são incorporados ao alimento (antioxidantes, pre-bióticos, fibras, ácidos graxos essenciais, etc), para evitar riscos, como as doenças renais, problemas digestivos e os efeitos do envelhecimento.
4. Nutrição e cuidado: Alguns nutrientes são adicionados e outros limitados a fim de sustentar o processo terapêutico ou de convalescença, ajudando os animais a se recuperarem de uma série de doenças.

dica: Royal Canin