Oi!!!
BEM VINDOS!!!!

Eu sou a Kyra!!
Vivo uma 'vida de cão' muito legal e quero compartilhar com vocês o que é ser uma princesa Shih Tzu!
E também tudo que acontece com a cachorrada por aí!!! Cuidados, alimentação, curiosidades pra turma toda ser mais feliz e saudável!!!!

Ok??!

FITOTERAPIA PRA CACHORRO

PLANTAS MEDICINAIS QUE PODEM SER USADAS EM VETERINÁRIA:

Várias plantas e ervas, comumente presentes em jardins caseiros, de fácil cultivo e abundantes em matos podem ser usadas para curar ou prevenir doenças, não só em seres humanos, mas também em animais.


Alguns exemplos de plantas poderosas no tratamento de infecções e outros problemas comuns:

CONFREI:
Erva de folha larga e rugosa. Indicada somente para uso externo, no tratamento de feridas inflamadas ou com infecções.
Altamente cicatrizante. Não deve ser ingerido.

MALVA CHEIROSA:
Erva muito comum, serve para qualquer tipo de inflamação e infecção: boca, garganta, faringe, laringe, feridas externas, estômago, úlceras, etc.
Normalmente utilizada em infusão. Pode ser tomada como chá para problemas internos.

MALVA LISA:
Um pouco menos comum do que a malva cheirosa, mas tem as mesmas propriedades.

MIL EM RAMA:
Muito comum em matos úmidos, podendo ser cultivada em casa. Serve para hemorragias internas e externas, inflamações, infecções e é analgésica.

TRANÇAGEM (ou Tanchagem):
Erva muito comum, cresce como erva daninha no inverno. Usa-se folhas e raiz. Tem ação antiinflamatória, antibiótica, cicatrizante e bactericida. É um dos mais poderosos antibióticos naturais, que pode ser usado sem contra-indicações.

TIRIRICA:
Cresce em gramados como erva daninha. parece grama, mas tem folhas compridas e lustrosas. É laxante, diurética e pode provocar vômitos. Instintivamente, os cachorros procuram e comem esta erva quando estão com algum tipo de enjôo estomacal, para provocar vômito.


COMO FAZER CORRETAMENTE UMA INFUSÃO DE ERVAS

Às vezes, a preparação errada de uma infusão (chá) de ervas pode comprometer o objetivo e até mesmo eliminar o efeito benéfico que a infusão deveria ter.

Como exemplo, apresentamos abaixo passo-a-passo a preparação de uma infusão antibiótica, que pode ser aplicada em feridas externas que já estejam com processo de infecção (pus), ou como prevenção a infecções.

Ingredientes:
2 folhas de Malva
1 folha de Confrei
5 ou mais folhas de Trançagem (pode ser usada também a raiz)
Recipiente, pilão e água fervendo

Como preparar:
1. Lave muito bem as ervas, principalmente se usar a raiz da trançagem, a fim de tirar toda a terra e pó. Nunca use folhas mortas, comidas por lagartas, quebradas ou parcialmente secas.
2. Separe e lave um pilão (pode até ser um espremedor de limão para caipirinha) e um recipiente com fundo arredondado, preferencialmente de louça ou vidro, exclusivamente para este fim. Não use recipientes de metal, e nunca use estes instrumentos para outros fins.
3. Pique as ervas dentro do recipiente em pedaços pequenos.
4. Coloque um pouquinho da água fervendo no fundo do pote e macere (esmague) as ervas com o pilão, até que fique uma massa homogênea.
5. Despeje mais água fervendo no pote até a metade. Não use muita água, pois quanto mais água, mais fraca ficará a infusão.
6. Tape com um pires de vidro e deixe esfriar naturalmente antes de aplicar.

Observações:
Nunca ferva as ervas dentro d'água. A fervura elimina o princípio ativo da maioria das ervas. Sempre coloque a água fervendo sobre elas.
Após fria, a infusão dura de 1 a 3 dias em temperatura ambiente. Nunca use infusões com mais de 3 dias, principalmente no verão. Faça novas infusões.
Antes de usar, coe a infusão em um coador com um pedacinho de gaze estrilizada dentro, ou use um filtro de passar café novo.

Nunca aplique a infusão quente.
Antes e após o uso, lave bem e escalde os utensílios (pote e pilão) com água fervente.
Aplicações desta receita específica:
Despeje fartamente sobre feridas que podem infeccionar, tais como cicatrizes de cirurgias, cortes, arranhões, mordidas de animais, picadas de insetos, etc. Com esta infusão eu já curei, em 3 dias, um corte de cirurgia de castração de uma cachorra de grande porte, que começou a infeccionar e sair pús em pleno verão.
Infecções nos ouvidos de cães grandes podem ser tratadas com esta receita. Neste caso, use uma seringa grande (20ml) para injetar a infusão dentro do ouvido, 2 vezes ao dia, e seque em seguida. O efeito é muito melhor do que remédios antibióticos.