Um dos cães mais antigos da Inglaterra, o Corgi com rabo de raposa é também o mais antigo dos Corgis. Especialistas afirmar que ele chegou às terras altas de Cardiganshire (Gales) com os celtas, vindos da Europa Central, em aproximadamente 1200 a. C vila de Bronant, no centro de Cardiganshire, tornou-se a fortaleza dos antigos Celtas e a inteligência e a vigilância desses pequenos e corajosos cães foi um premio para esse povo. Muito inteligente, ele sempre foi pastor nato e era treinado para dar pequenas mordidas nos pés do rebanho para que ele fosse pastar cada vez mais longe.
A divisão e a subseqüente venda das terras da Coroa para os arrendatários e sitiantes e o aparecimento das cercas fez com que o Corgi Cardigan perdesse sua função, passando a ser um cão de guarda e companhia. Com isso, se tornou escasso e só graças ao cuidado de alguns criadores as antigas linhagens foram preservadas. O primeiro casal de Cardigans chegou aos Estados Unidos em 1931, importados por Mrs. Robert Bole de Boston e, em 1935, a raça foi reconhecida pelo Kennel Clube Americano.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Grã-Bretanha
- Utilização: Pastoreio e Guarda
- Peso: 10 a 12 machos / 10 a 11 fêmeas
- Aspectos gerais: porte pequeno, baixo (pernas curtas) e longo (tronco comprido), de ossatura moderadamente pesada. A cauda é portada baixa e as orelhas são eretas. Tem uma bela aparência, sendo forte, apesar do tamanho, rápido, resistente sem ser grosseiro.
- Pelagem: dupla, densa, de comprimento médio. O pelo tem textura meio áspera e é relativamente liso e resistente a intempéries. O subpelo isolante é curto e grosso. A cor pode variar de vermelha, sable (pretochumbo), rajada, preta com ou sem pontos rajados e azul merle (preto-cinza-marmorizado), com ou sem pontos rajados.
- Longevidade: 10 a 12 anos
- Agressividade: Baixa
- Área de criação: Pequena
- Temperamento: dócil, inteligente, companheiro e fiel.
- Atividade física: Moderada
fonte: lupusalimentos.com.br