O Weimaraner é uma raça relativamente nova, tendo surgido no começo do século 19, na Alemanha. O cão que conhecemos hoje é um produto de criteriosos cruzamentos com uma boa dose de consanguinidade para fixar tipo e qualidade. No entanto, alguns especialistas acreditam que sua origem resulta de antigos pointers alemães que sofreram mutação albina.
Entre os prováveis ancestrais do Weimaraner estão o Bloodhound, o Pointer e outras raças alemãs. No princípio, era conhecido simplesmente como Weimaraner Vorstehhund Pointer e utilizado na caça de animais de grande porte como lobos, ursos, felinos e cervos. Ao longo do desenvolvimento, o peso e a altura aumentaram, mas a cor da pelagem é quase a mesma. Atualmente, o Weimaraner é muito apreciado devido à grande habilidade no faro, velocidade, coragem e inteligência. Esse cão não se adapta ao confinamento e se torna infeliz quando preso em canis.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Alemanha
- Utilização: Caça, aponte e companhia.
- Tamanho: 57 a 70 cm.
- Peso: 25 a 38 quilos.
- Aspectos gerais: Porte médio a grande, com traços aristocráticos, mostrando graça, vigor, equilibrio, velocidade e, principalmente, habilidade e resistência para o trabalho no campo.
- Pelagem: Existem duas variedades. O Pelo Curto tem pelagem curta, assente, lisa e lustrosa. No Pelo Longo (mais raro no Brasil), é longa, macia, lisa e lustrosa. A cor nas duas variedades varia do cinza-rato ao cinza-prata, com tonalidades mais claras nas orelhas e cabeça. Pequena mancha branca no peito é permitida.
- Longevidade: 12 a 13 anos.
- Agressividade: Baixa
- Área de criação: Grande
- Temperamento: Corajoso, inteligente, devoto à família, obediente e companheiro.
- Atividade física: Alta
fonte: lupusalimentos.com.br