Nascido na região do Alentejo, de clima continental, ao sul de Portuga, resulta do cruzamento de raças locais. O Rafeiro do Alentejo e Cão da Serra da Estrela possuem a mesma origem, com antepassados comuns, entre eles o Mastim Espanhol. Desenvolvido na planície, o Rafeiro, tornou-se o cão mais robusto e de maior porte entre as raças portuguesas. A raça firmou-se no final do século XIX, atuando como cão de guarda, defesa, acompanhando os rebanhos e como cão de montaria, participando das matilhas na caça grossa.
O Rei D. Carlos possuía inúmeros exemplares da raça e os utilizava na caça ao javali e a outros animais de grande porte. Há registros fotográficos que mostram o Rei aompanhado de sua Matilha de Rafeiros de Alentejo. Em 1974, a raça quase foi extinta. Os dirigentes da Unidade Coletiva de Produção não aceitavam a fidelidade desses cães com os antigos donos da terra e, por isso, os matavam. A raça foi resgatada graças à dedicação de cinófilos apoiados pela Universidade de Évora e pela criação do Clube da raça. Excelente pastor, é atualmente utilizado como cão de guarda. O Rafeiro do Alentejo é rústico, poderoso, trabalhador, corajoso e sóbrio.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Portugal
- Utilização: Guarda, casa e rebanhos.
- Tamanho: 66 a 74 cm para machos e 64 e 70 cm para fêmeas.
- Peso: 40 a 50 quilos para machos e 35 a 45 quilos para fêmea.
- Aspectos gerais: Cão de grande porte, poderoso, rústico e sóbrio. Tem perfil ligeiramente convexo, a estrutura geral é mais longo do que larga. A cauda é inserida em uma latura média; grossa, longa, ligeiramente curvada, mais voltada para a ponta, mas nunca quebrada.
- Pelagem: O pelo é curto ou, de preferência, de comprimento médio, pesado, denso, reto e cobrindo o corpo uniformemente até o espaço entre os dedos. As cores são preta, cor de lobo, fulvo ou amarela com manchas brancas ou branca com manchas destas cores, rajadas, riscadas ou tigradas.
- Longevidade: 10 a 12 anos.
- Agressividade: Moderada
- Área de criação: Grande
- Temperamento: É um cão fiel, afetuoso e próximo do dono. Porém mostra-se agressivo com desconhecidos e predadores.
- Atividade física: Média
fonte: lupusalimentos.com.br