O Hovawart surgiu nos finais do século XIX, pela mão de Kurt Konig. Este zoologista estava então interessado numa antiga raça que existiu durante a Idade Média e que foi utilizada para proteger os territórios, castelos e o gado: os Hovawart (significa cães de guarda).
Estes cães eram muito requisitados pela corte, conforme se pode constatar em várias pinturas desse tempo. Não se sabe o motivo da sua extinção, apenas que, após a Primeira Guerra Mundial, aquele zoologista relevou-se um entusiasta da sua recuperação, reunindo os esforços e pessoas para ser bem sucedido.
Apoiou-se em registos e desenhos da época, por forma a localizar os cães necessários para efetuar o cruzamento seletivo que lhe permitisse recuperar a raça. Crê-se que contribuíram para o apuramento do Hovawart, os cães de Herz e Odenwald, os Kuvasz, Leonberguer, Cão da Montanha de Bernes, entre outros.
CARACTERÍSTICAS
- País de origem: Alemanha
- Utilização: Cão de guarda
- Tamanho: Machos 70 cm e as Fêmeas 65 cm.
- Peso: 30 a 40Kg os machos e 25 a 35Kg nas fêmeas.
- Aspectos gerais: O Hovawart é um cão grande, robusto, mas não pesado, assemelhando-se um pouco como um Golden Retriever. O corpo é mais longo do que alto, com as costas retas.
- Pelagem: Tem uma pelagem longa, mas tem um baixo nível de preparação e necessidades. As cores são preta, loira ou preto e castanho.
- Longevidade: 10 a 14 anos
- Agressividade: Média
- Área de criação: Grande
- Temperamento: É calmo dentro de casa, desde que receba bastante exercício diário. Determinado, obediente e afetuoso especialmente com seu dono.
- Atividade física: Moderada
fonte: lupusalimentos.com.br